O município de Ibiúna conquistou um grande feito junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), no mês de setembro, quando foi aprovado como filiado especial de base o Clube Vital Academia de Futebol Ibiúna SAF e o Estádio Municipal “Marcos Eduardo Carvalho Truvilho” como habilitado para receber partidas desta categoria pela FPF.
Este feito conjunto que coloca Ibiúna no mapa e no circuito futebolístico se iniciou ao final de 2021, quando o vereador Geraldo Flavio Amaro, o Aladin, foi procurado pelos sócios e diretores do Clube Vital que vinham analisando cidades e respectivos estádios para estabelecer, dentro dos requisitos da Federação Paulista de Futebol (FPF), seu projeto de formação de atletas, missão que o Clube e seus diretores e sócios fundadores, já vinham se dedicando.
As tratativas entre o Clube e os Poderes Executivo e Legislativo do Município evoluíram de forma que fosse executada com consistência e responsabilidade cada etapa necessária deste processo – que para atender os elevados requisitos da FPF, são realmente desafiadores. Neste caminho, em 06/10/2022 foi editado o Decreto Nº 3061 que concedeu a Permissão de Áreas Públicas, para que o Clube Vital Academia de Futebol pudesse investir recursos e esforços na tomada das medidas Informe Publicitário Ibiúna conquista SAF no Futebol e tem time e estádio federados pela FPF necessárias ao aprimoramento do Estádio visando a adequá-lo aos critérios da FPF para as categorias de base. O projeto e a execução de reforma e reestruturação do Estádio Municipal foi extensiva passando pelo campo, gramado, vestiários, arquibancada, sala de imprensa, conectividade, entre outros conforme exigência e manual estabelecido pela FPF.
O Clube Vital Ibiúna tem como missão ser um clube formador de atletas, para tal, atuando nas categorias de base. Ele foi constituído por um grupo de profissionais capacitados e com ampla experiência no meio futebolístico e têm como referência duas personalidades importantes para conduzir todo o trabalho proposto pelo grupo, o professor Silva, que é vice-presidente e conselheiro do Clube e o professor Jamil, que é o presidente do Clube. Eles cuidam do processo de formação que é a missão do Clube. Se junta a eles um time também experiente focado em trazer a infraestrutura administrativa, jurídica e financeira necessária a que possam realizar esta missão, inclusive, atraindo o interesse e o suporte de investidores bem firmados.
Para potencializar esta qualificada governança e os investimentos necessários à execução de sua missão, o Clube Vital Ibiúna está estabelecido na forma de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Este é um tipo societário recente e que permite aos clubes se constituírem na forma empresarial de sociedade anônima para agir no futebol. Este novo arcabouço contribui com novas normas e condições para constituição, governança, controle e transparência, além de meios de financiamento da atividade futebolística. E, apesar de sua recente criação, o modelo ‘SAF’ virou tendência entre os times no Brasil e grandes clubes como Cruzeiro, Vasco da Gama, Bahia, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Botafogo já adotaram. O vereador Aladin afirmou: “A SAF é uma proposta viável financeiramente e administrativamente ao Clube empresa, que torna possível através do projeto bem estruturado uma nova realidade para Ibiúna, uma cidade acostumada a viver o futebol”.
A formação de base é um trabalho meticuloso, cuidadoso e de longo prazo. Formar atletas passa por formar, antes de tudo, pessoas de bem. A próxima etapa do projeto já está sendo desenhada e alinhada com todo o grupo de trabalho para que logo se inicie um cronograma das avaliações dos garotos das categorias de base, que já é aguardado com muita expectativa pelos futuros atletas. Vale ressaltar, que além do celeiro de grandes atletas que serão formados, a SAF, em todo o processo, já vem gerando emprego de pessoas e contratações de serviços dentro do Município. A partir da temporada de 2024, o Clube Vital Ibiúna pretende já participar de campeonatos oficiais de base da FPF. Quanto ao Estádio, este além dos jogos do Clube poderá receber jogos da FPF para outros clubes das categorias de base sub11, 13, 15, 17 e 20. E, em 2025, caso o município entenda ser de seu interesse, se candidata a ser uma das sedes da Copinha – competição de notoriedade mundial para as bases do futebol.